Claro
Escuro

Coronavírus: Saúde define hospitais para atender casos suspeitos na Paraíba

Após notificação de casos suspeitos de Coronavírus no Brasil, e no estado vizinho, Ceará, a Secretaria de Estado da Saúde na Paraíba convocou uma coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (31), para apresentar um plano de ação para monitoramento da doença. Também foi apresentado pelo secretário Geraldo Medeiros estratégia do fluxo de atendimento diante de uma possível chegada da doença no estado.

- Continua depois da Publicidade -

Pelo menos três hospitais paraibanos foram definidos inicialmente para servirem de base para receber os eventuais casos de coronavírus do estado, sendo dois em João Pessoa e um em Campina Grande. Na capital, Hospital de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga terá 18 leitos, mais seis vagas em UTI, todos destinados para atender os pacientes adultos. Eventuais crianças, no entanto, serão encaminhados para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Já o Hospital Universitário Alcides Carneiros, em Campina Grande, os casos serão encaminhados.

Segundo o Jornal da Paraíba, o secretário Geraldo Medeiros disse que não há mais dúvidas de que o vírus chegará na Paraíba, mas que a SES está preparada para atender os casos. “Temos que ser transparentes, não criar pânico, mas com certeza teremos casos no Brasil e na Paraíba do novo coronavírus”, declarou.

O objetivo a partir de então, pois, nem é mais tentar conter a chegada da doença, mas estar preparado para quando ela enfim chegar. “Temos que estar preparados para isolar esses pacientes e evitar uma disseminação maior da doença”, completou.

A estratégia definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no entanto, não se resume aos hospitais. Geraldo Medeiros disse que já conversou com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é responsável pelo controle sanitário de portos e aeroportos do país.

“Será feito um acompanhamento contínuo e a Anvisa ficará em diálogo com a SES para informar tão logo algum caso seja identificado”, explicou o secretário.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas