Claro
Escuro

Cabedelo passa a digitalizar registros de óbitos dos cemitérios da cidade

Dando continuidade ao processo de informatização dos serviços públicos, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e em convênio com a empresa Konecta Consult, promoverá a digitalização dos registros de óbitos dos cemitérios públicos do município.

- Continua depois da Publicidade -

O convênio é gratuito e chancelado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e visa a conservação dos arquivos documentais referentes aos cidadãos falecidos, além da praticidade e agilidade para a busca de informações contidas nos registros.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Ubiraci Santos, comemora a execução do programa por ser pioneiro na gestão municipal de Cabedelo e por não gerar custos aos cofres públicos. “É um programa importante e gratuito que está sendo acolhido pela atual gestão.

É a primeira vez que Cabedelo se preocupa com a conservação dos registros dos cemitérios, pois nunca houve esse cuidado. Além da praticidade em pesquisas e da preservação de dados históricos, estamos otimizando mais este serviço público”, destacou Ubiraci.

A Konect Consult é uma empresa brasileira credenciada pela organização Family Search Brasil para oferecer esse tipo serviço em todo o território nacional. As informações que ficam disponíveis no software e alimentam o site “Family Search” (www.familysearch.org), uma entidade internacional sem fins lucrativos que tem por objetivo buscar preservar a memória dos nossos antepassados.

Wellington Silva, representante local da empresa, comentou que o mesmo programa já foi implantando em cidades como Santa Rita e Juripiranga. Ele também falou sobre os resultados positivos que já foram obtidos pelo projeto.

“Mantivemos conversas com o Secretário da Infraestrutura e já visitamos os almoxarifados dos dois cemitérios de Cabedelo para iniciar o processo. A ideia do serviço é preservar os registros, que na versão física em formato de papel e tem uma vida útil muito curta, deteriorando-se ao longo do tempo.

A versão digital desses documentos, além de durarem indeterminadamente, facilita também a pesquisa na busca de informações, tanto para a gestão municipal quanto para a população, quando necessitarem fazê-la. Em outras cidades do mundo inteiro só temos alcançado resultados positivos”, concluiu Wellington.

Atualmente, existem dois cemitérios públicos na cidade de Cabedelo, ‘Na Paz do Senhor’, localizado no bairro de Camalaú, e ‘Nossa Senhora de Nazareth’, localizado no Bairro de Poço, ambos situados às margens da BR 230.

Foto: Reprodução Google.

Mais Lidas