Claro
Escuro

Adones lamenta a situação dos servidores de Santa Rita: Quatro anos sem reajuste salarial e de direitos negados por Panta

Garantir Educação de qualidade através de investimentos no sistema de ensino, melhoria das condições de trabalho e priorizar a valorização profissional.

- Continua depois da Publicidade -

Estas foram os pilares do trabalho realizado por Adones Júnior durante a sua passagem pela Secretaria de Educação de Santa Rita entre os anos de 2005 e 2008.

O economista e pré-candidato a prefeito pela oposição lamenta o desmonte promovido pelo atual prefeito, Emerson Panta, que não dialoga com as categorias do serviço público municipal e não concede um real de aumento aos funcionários pelo quarto ano consecutivo, causando enorme prejuízo no poder aquisitivo do servidor santarritense, que pode chegar, segundo ele, a mais de 17% em relação à inflação dos últimos quatro anos.

“É lamentável a situação do servidor público de Santa Rita, tendo em vista, que o poder aquisitivo de todos servidores do município diminuiu 17,3%, causado justamente com as inflações dos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019, e lastimavelmente o governo do Dr. Emerson Panta até hoje não deu sequer um reajuste, o que deveria acontecer para corrigir as inflações acumuladas até agora.

Além de não repassar os reajustes anuais concedidos pelo MEC ao Magistério, Panta também não reajusta os salários do pessoal de apoio da Educação e dos servidores das demais secretarias, descumpre os PPCR’s, negando direitos e conquistas garantidos em lei, ignora o pagamento de terços de férias, causando danos irreparáveis a famílias inteiras, desvalorizando o funcionalismo, cartão de visita dos serviços prestados pelo poder público, maior patrimônio da edilidade municipal.

“Infelizmente, para desvalorizar mais ainda o servidor, o governo tem atrasado o pagamento dos terços de férias, como é o caso dos servidores da educação, que tem seus adicionais acumulados para receber. A situação mais precária é a dos servidores da Sede, estes por sua vez, ainda tem dois salários atrasados de 2016 a receber, e ainda sofrem com os atrasos dos seus respectivos adicionais de férias. Torço por dias melhores, porque sei que é possível”, ponderou.

Em sua passagem como Secretário de Educação, Adones reajustou os salários dos professores e de todo o Magistério em 42%, além de conceder aumento salarial ao pessoal de apoio e aos vigilantes da secretaria.

O ex-secretário também foi o criador, no ao de 2008, da GEAD, em substituição ao antigo ‘Pó de giz’, um dos importantes fatores de composição salarial e de valorização à Docência, ofertados aos professores pela Educação de Santa Rita, e que permanece com o mesmo valor desde a sua criação até os dias atuais.

News Paraíba

Mais Lidas