Claro
Escuro

João Azevêdo empossa 1.000 professores e autoriza estudo para novo concurso em 2020

O governador João Azevêdo empossou, nesta segunda-feira (20), os 1.000 aprovados no concurso para o cargo efetivo de professor de Educação Básica 3, realizado em 2019. Na ocasião, o gestor também autorizou as Secretarias da Educação, Ciência e Tecnologia e da Administração a iniciar os estudos para a realização de concurso público para o magistério estadual este ano e entregou certificados aos estudantes da rede estadual que se destacaram na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solenidade ocorreu na Praça do Povo, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. 

- Continua depois da Publicidade -

Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou os investimentos do governo para assegurar a qualificação pedagógica na rede de ensino da Paraíba. “Nós estamos criando um ambiente para que os nossos jovens tenham condições de realizar seus sonhos e a educação é a única forma de desenvolver uma região. A Paraíba, por exemplo, tem o maior percentual de escolas em tempo integral do país porque esse é um caminho sem volta e uma forma diferenciada que aprimora a pedagogia e tem trazido os resultados esperados”, frisou. 

Ele também destacou o esforço da gestão estadual para garantir o pagamento do piso nacional do magistério. “Os professores já entram na rede em um ano extremamente importante para a educação porque vamos honrar com o piso do magistério em um momento que o país não gera os empregos necessários e a economia não cresce, mas o estado vai continuar avançando na missão de educar e levar melhor qualidade de vida aos jovens”, acrescentou. 

O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que a realização de concursos públicos na área é um marco da gestão estadual. “O governo não investe apenas na melhoria da estrutura, mas também na qualidade do ensino. Nosso programa pedagógico tem dado resultados, a exemplo do Enem, e sabemos que não se pode pensar em desenvolvimento sem investir em educação, que é uma política prioritária da administração estadual”, disse. 

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, parabenizou os novos professores e o Governo do Estado por assegurar as condições para a construção de uma Paraíba com mais justiça social. “É uma alegria dividir esse momento especial com cada um e quero cumprimentar o governador por fazer uma gestão diferenciada, com anúncio e entrega de novas obras, coroando o governo com o compromisso com a educação, o que é fundamental para o crescimento da Paraíba. Eu sou fruto da educação e sei que essa é a única ferramenta para que o pobre possa vencer e superar preconceitos e dificuldades”, falou. 

O presidente da Associação dos Professores em Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), Bartolomeu Pontes, enalteceu o compromisso da gestão com a educação. “Esse é um marco histórico porque o governador garantiu, no início do seu mandato, que faria concursos e assim está fazendo. Nós ainda o parabenizamos por cumprir com o piso nacional, sem judicializar, o que é muito importante porque vários estados estão procurando a Justiça para não pagar e acredito que novos tempos virão para a educação da Paraíba”, comentou. 

Aprovado no concurso, Maxwel Alves, que irá lecionar a disciplina de Língua Espanhola, comemorou o momento. “Essa é uma oportunidade única, é o primeiro concurso que consegui a aprovação. Como o Rio Grande do Norte, onde eu moro, está há um tempo sem fazer concurso, eu agarrei essa oportunidade na Paraíba com unhas e dentes, consegui e já pretendo morar aqui”, declarou. 

Iara Barreto, aprovada para ensinar a disciplina de língua Portuguesa em Catolé do Rocha, está ansiosa para iniciar as aulas na rede estadual. “Esse é um ano de mudanças e renovação e espero poder contribuir com a educação do nosso estado e levar algo novo para os alunos porque a estabilidade que o concurso nos proporciona permite isso”, disse.

Os professores empossados iniciarão as atividades no dia 10 de fevereiro, início do ano letivo na Rede Estadual de Educação. As vagas contemplam as 14 Gerências Regionais de Educação em12 disciplinas (Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Matemática, Sociologia, Filosofia e Química).

Enem – Em 2020, as escolas da rede estadual já contabilizam, até o momento, 266 estudantes com redação de Excelência no Enem 2019, com desempenhos acima de 900 pontos. Durante a solenidade de hoje, alguns dos alunos foram homenageados com o certificado de honra ao mérito.

A estudante egressa da rede estadual, Carolina Dias, do município de Coremas, falou da emoção de atingir os mil pontos na redação do Enem“Eu esperava uma nota boa, mas não a máxima e ainda estou sem acreditar. Eu sempre gostei muito de ler e de estudar, o que me estimulou a pensar em possibilidades para a melhoria do Brasil e o fato de ter sido aluna da rede estadual é uma vitória a mais, o que mostra que a rede pública pode fazer a diferença”, relatou. 

A aluna Anna Luísa Soares, que participou do Gira Mundo Canadá, fez 980 pontos e já pensa em cursar Relações Internacionais. “Eu me esforcei muito, foi uma alegria muito grande alcançar essa conquista. Tanto o Gira Mundo, quanto o Enem são provas de que não precisa gastar muito dinheiro para chegar onde queremos”, afirmou.

A solenidade também foi prestigiada pela vice-governadora Lígia Feliciano, pelos deputados estaduais Júnior Araújo e Dr. Érico, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo da Paraíba. 

Documentação para a posse de professores– A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia informou que os convocados poderão tomar posse até o dia 24 de janeiro, no Espaço Cultural, ocasião na qual deverão apresentar os documentos listados no edital. Após esse período, a posse será no Centro Administrativo Estadual, Bloco III, no 3º andar, no prazo de até 30 dias a partir da publicação do ato de nomeação.

Por meio do endereço eletrônico http://www.sec.pb.gov.br/intranet/, os profissionais nomeados poderão fazer download de normativas que especificam os principais direitos e deveres dos professores da rede pública estadual, como: Estatuto do Servidor Público Estadual da Paraíba, Plano de Cargo e Carreira e Remuneração do Magistério Estadual.

Mais Lidas