Claro
Escuro

Pelosi diz ter ‘provas suficientes’ para o impeachment de Trump

A líder do Partido Democrata no Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse neste domingo, 12, que tem “provas suficientes” para o impeachment do presidente Donald Trump, na véspera de uma semana crucial antes da abertura no Senado do julgamento do processo de destituição do chefe de Estado.

- Continua depois da Publicidade -

“Acreditamos que há provas suficientes para destituir o presidente”, disse a congressista da Califórnia à rede de televisão ABC.

Pelosi aprovou na sexta-feira 10 o envio da acusação contra Trump ao Senado na próxima semana, abrindo caminho para o julgamento do processo de impeachment. A líder democrata confirmou neste domingo (12) que reunirá seus correligionários na terça-feira para definir o calendário.

O republicano Trump é o terceiro presidente da história dos Estados Unidos que enfrenta um processo de impeachment no Congresso. A oposição democrata acusa o presidente de ter incorrido em abuso de poder, ao pedir à Ucrânia para investigar o ex-vice-presidente Joe Biden, um possível adversário do presidente nas próximas eleições de novembro.

Segundo a Veja, o processo de impeachment tem poucas chances de prosperar no Senado, uma vez que os republicanos são a maioria nesta casa legislativa. “Confiamos no impeachment. E acreditamos que há provas suficientes para destituí-lo”, disse Pelosi, presidente democrata da Câmara dos Representantes.

Congressistas republicanos e democratas enfrentam outra questão importante: o depoimento de John Bolton, ex-assessor de Segurança Nacional de Trump. Bolton disse que está disposto a testemunhar no julgamento de Trump, sob condição de ser convocado pelo Senado. Mas o presidente afirmou na sexta-feira que poderia impedir que um de seus ex-conselheiros testemunhasse no Senado usando seus poderes presidenciais.

Mais Lidas