Claro
Escuro

AIJE FISCAL: Em áudio, Daniel Gomes e Ricardo Coutinho negociam suposta compra de voto de ministro do TSE

Um novo áudio das inúmeras gravações envolvendo o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e o então presidente da Cruz Vermelha gaúcha, Daniel Gomes, cita um dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Na conversa, mantida em março de 2018, Daniel promete a Ricardo entrar em contato com Antônio Carlos Amorim, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que por sua vez teria acesso à filha do ministro Luiz Fux. A gravação foi veiculada no programa Arapuan Verdade.

- Continua depois da Publicidade -

No diálogo, não se tratam de valores, mas que o delator insinua que teria acesso a Amorim e este poderia exercer influência sobre o voto do ministro Fux. Daniel chega a dizer sobre Amorim: “Ele me deu todas as garantias do mundo que estariam ok …”.

O “ok” se referia, pelo que se deduz da conversa, ao julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) conhecida como Aije Fiscal.

Neste caso, o TSE absolveu Ricardo e sua vice, Lígia Feliciano (PDT) da acusação de conduta vedada pela oferta de isenções fiscais às vésperas das eleições de 2014, incluindo o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A ação foi apresentada pela coligação de Cássio Cunha Lima (PSDB).

O relator do caso foi o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, o mesmo que concedeu habeas corpus a Ricardo e permitiu que ele deixasse a prisão efetuada na Operação Calvário. Votaram seguindo o relator os ministros Jorge Mussi, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Somente Rosa Weber votou pelo provimento parcial ao recurso.

Confira a transcrição da conversa fruto de uma gravação ambiental:

DANIEL: Outra coisa! … acho que o GILBERTO tá … tá me informando aí que tá trabalhando pra caramba lá o negócio do … do FUX … né? Complicado. É… O GILBERTO me atualizou hoje a conversa … que … que … parte da conversa eu não sabia … o negócio do sogro. Enfim…Eu, segunda-feira, eu vou pessoalmente conversar com DOUTOR ANTONIO CARLOS AMORIM que é o EX-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA … foi quem conversou com a filha …dele … e me deu toda as garantias do mundo que estariam ok …

RICARDO COUTINHO: Certo!

DANIEL: Mas aí … enfim, como tá… tá essas pressões grandes lá … eu tô mantendo o GILBERTO bem informado dos comentários …

RICARDO COUTINHO: Porque esses caras … Eu imagino …

DANIEL: Você viu? O de TOCANTINS hoje?

RICARDO COUTINHO: É … se bem que TOCANTINS era …

DANIEL: Claro! Diferente!

RICARDO COUTINHO: Carregado … né! Agora …

DANIEL: Não é seu caso … O senhor ganhou no TRE … unanimidade.

RICARDO COUTINHO: É o …(Ininteligível) …

DANIEL: É que … procurar pelo em ovo, né!?

RICARDO COUTINHO: O negócio rapaz! Eu sei … aquele jabuti … o cara bota aqui pra extorquir …(resmunga)… é uma loucura um negócio desse …

DANIEL: Ele me contou a história, aí eu …

RICARDO COUTINHO: … (ininteligível) …não existe … pra … (ininteligível) … enfim…

DANIEL: Eu já tô umas duas semanas falando com GILBERTO especificamente sobre isso … prá … O DOUTOR ANTONIO CARLOS conversou com a filha, conversou com (ininteligível – tudo? Túlio?)… conversou comigo e depois foi direto nele …

RICARDO COUTINHO: ANTONIO CARLOS é o pai?

DANIEL: É o… não… ANTONIO CARLOS AMORIM foi Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro … ele tem uma ótima relação com a filha de FUX …

RICARDO COUTINHO: Hum!

DANIEL: Conversou com (sic) e a filha levou ao FUX. Eles se conhecem também de … DESEMBARGADOR enfim …

RICARDO COUTINHO: Claro!

DANIEL: É … tem uma boa relação … e explicou o caso … eu já tinha mandando ela, detalhado tudo. O GILBERTO já tinha me explicado, mas eu … (ininteligível)… falei tudo … pegou tudo lá o advogado … eu conheço há muito tempo … de ótima confiança, enfim … Trabalha pra mim em diversos projetos … Já é um senhor de 70 e poucos anos … É um dos ícones lá … O prédio do TRIBUNAL DE JUSTIÇA do RIO DE JANEIRO … Tá lá a placa dele. Foi ele que inaugurou… Então o pessoal tem um carinho muito grande por ele … e..ele depois me ligou e falou “olha, tá garantido … ele falou que vai acompanhar o voto do TRE … ”Ou seja …

RICARDO COUTINHO: Foi bem, mas …

DANIEL: Só que depois pintou … algumas outras coisas … que depois ele inclusive me ligou quando teve o primeiro adiamento … depois o segundo adiamento … oh! … Tem um monte de gente procurando ele efetivamente contrário ao … a … ao RICARDO, então tome … tomem cuidado …e vamos monitorar de perto … é que hoje o … o GILBERTO me contou a parte da história que eu não sabia … que é a parte do SOGRO, então eu … segunda feira vou amanhã cedo pro escritório dele … e vou conversar com ele pra ver o que que a gente … que pode ser que o cara … É estranha essa última história do VIDAL do … do… do BRUNO do TCU que teve lá conversando com ele e … se ele já tava dito pro DOUTOR ANTONIO CARLOS AMORIM que iria acompanhar o TRE porque ele não falou isso pro cara do TCU, né? … Não falou nem que sim nem que não … então eu confesso que o GILBERTO … (ininteligível) … cair dentro essa semana.… Como adiou agora, tem duas semanas ainda pra o julgamento …

RICARDO COUTINHO: A questão..botaram aqui uma advogada … pra …

DANIEL: Pra vasculhar isso …

RICARDO COUTINHO: Dando em cima do …

DANIEL: Olha a gente vai reso… Vamos trabalhar todo mundo junto pra resolver isso mas … O BARROSO eu não consegui, mas o GILBERTO disse que já conseguiu um caminho com BARROSO … BARROSO eu não…

RICARDO COUTINHO: É o BARROSO é …

DANIEL: É difícil! … é um filho, oh! … “toma até cuidado que ele é um cara”

RICARDO COUTINHO: É …

DANIEL: Difícil … até pra conversar é difícil …

RICARDO COUTINHO: É …

DANIEL: Mas enfim … a princípio o FUX… presidente hoje né!? Seria um voto importante né? E eles tão votando juntos de novo né, ou seja … o pessoal do SUPREMO tá votando todo mundo junto no TSE…

RICARDO COUTINHO: Tudo mundo junto … tudo junto …

DANIEL: Então … se a gente tiver a garantia de um certo … a grande dos outros irem juntos …

RICARDO COUTINHO: O problema rapaz que pra esse povo …que é vitalício (bate as mãos) Porra! Olha … não vale porra nenhuma … o que o povo.. Tá nem aí… Isso é, são uns… malucos

DANIEL: Num tem … num tem essa história… Ali num tem … é difícil …

News Paraíba com ParlamentoPB

Mais Lidas