Claro
Escuro

Presidente afastado da Vale não comparece à CPI de Brumadinho

O presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, não compareceu para prestar depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que investiga o rompimento dabarragem de Brumadinho, nesta quinta-feira (6). Em carta enviada aos deputados, o executivo informou que fez o uso do habeas corpus que o STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu a ele, que o desobriga de ir à reunião.
A mensagem de Schvartsman foi lida pelo presidente da CPI, deputado Gustavo Valadares (PSDB). Durante pausa das audiências, o deputado André Quintão (PT), relator do caso, criticou a decisão do ex-presidente da mineradora.
— Existe aquele ditado. Quem não deve, não teme. A ausência de Fábio Schvartsman e a estratégia de blindagem dos escalões superiores revelam uma intencionalidade da Vale em não responder por suas responsabilidades no rompimento da barragem.
Durante outra audiêcia da comissão nesta terça-feira (4), os parlamentares aprovaram um requerimento para a quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e de e-mail do diretor da companhia.
Como Schvartsman não compareceu à reunião da CPI, o grupo deve continuar os trabalhos durante o dia, ouvindo o especialista em construção de barragens Paulo Teixeira da Cruz e  Paulo Masson, responsável pelo desenvolvimento de estudo de geomonitoramento da barragem do Córrego do Feijão, rompida no dia 25 de janeiro, deixando 270 mortos e desaparecidos.
News Paraiba com portalcorreio

Mais Lidas